arte

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

2º ANO

2º ANO
Em parceria com a regente de turma, vou trabalhar também as letras do alfabeto, mas de uma maneira diferente:
Além do poema Conexão dos bichos, iremos cantar a música da Xuxa (A de amor...), ensinando o alfabeto em Libras, porque a inclusão social é extremamente importante, e eles precisam aprender isso urgentemente. Quem quiser conferir, aqui mesmo no blog tem uma aula sobre o alfabeto em Língua de Sinais.
Vamos também trabalhar os nomes:


O Nome da Gente
Pedro Bandeira


Eu não gosto
do meu nome
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
que é só meu!


O
NENÊ
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho

vai chamar
como o vovô
mas ninguém
vai perguntar

o que pensa o coitadinho


Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele

Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.


Quando eu tiver um filho,
Não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que escolha um !


Depois, iremos, ou fazer um debate, ou entregar-lhes um questionário do tipo:

Quem escolheu seu nome?
Você gosta do seu nome?
Se pudesse mudar seu nome, qual escolheria? Por quê?


Após a realização desse trabalho, iremos trabalhar rimas, versos e estrofes.
Poderemos usar esse poema e também o poema e música de Vinícius:



O Porquinho
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho
Muito prazer, sou o porquinho
Eu te alimento também
Meu couro bem tostadinho
Quem é que não sabe o sabor que tem
Se você cresce um pouquinho
O mérito, eu sei
Cabe a mim também
Se quiser, me chame
Te darei salame
E a mortadela
Branca, rosa e bela
Num pãozinho quente
Continuando o assunto
Te darei presunto
E na feijoada
Mesmo requentada
Agrado a toda gente
Sendo um porquinho informado
O meu destino bem sei
Depois de estar bem tostado
 
Fritinho ou assado
 
Eu partirei
 
Com a tia vaca do lado
 
Vestido de anjinho
 
Pro céu voarei
Do rabo ao focinho 
Sou todo toicinho
 
Bota malagueta
 
Em minha costeleta
 
Numa gordurinha
 
Que coisa maluca
 
Minha pururuca
 
É uma beleza
 
Minha calabresa
 
No azeite fritinha




Nenhum comentário: