segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

PARA O 3º ANO

Bem, para essa galerinha, pensei em falar sobre 4 artistas diferentes:
nas artes visuais: Joan Miró, que eu amo!
Música: Vinícius de Moraes, o poetinha mais querido!!
na dança: Ana Botafogo
E no cinema, vou falar sobre Charles Chaplin.

Começando nas Visuais, que tal fazer um tipo de jogo com os materiais nencessa´rios para que se pinte um quadro?
Podemos separar figuras de: tintas, pincéis, cavalete, palheta, esponja, prancheta, formão, argila, entre outras; teremos também os nomes de cada um e embaralhamos. As crianças deverão encontrar cada material de acordo com o nome. Isso é importante para que conheçam esse universo.
Depois, que tal apresentar Miró para eles? Imprima várias imagens ou faça slides delas e mostre a eles. Sugira, então, a cópia ou releitura de seus quadros, pintados à tinta que pode ser de qualquer tipo. Pode, claro, ser usada tb a técnica de colagem ou mesmo de desenho. Sempre lembrando que todos os trablahos deverão ter nome e título.
Depois é a vez da música: que tal um mini projeto falando sobre a obra do Poetinha? Foque nas músicas infantis, falem sobre as boas fases de Vinícius, afinal, sua vida pessoal não era nenhum exemplo pra crianças... Mas, em se tratando de sua arte, não haverá ninguém igual. Planejem um dia para que os alunos possam apresentar as músicas; vocês poderão convidar as outras classes para participar, além, claro das famílias. Ninguém resiste ao encanto de crianças cantando Vinícius.
* Aproveitar pra mostrar o que há de comum entre a obra de Miró (Interior holandês) e a música A Casa, de Vinícius
    

A Casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada                          
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.

Bem, e agora é a vez da dança:
Podemos mostrar através de videos ou imagens o famoso Quebra-nozes, que Ana Botafogo lançou. Esse balé foi escrito na Rússia e apresentado pela primeira vez em 1892. A música, de Tchaikovsky (podemos dar uma pesquisada e fazer o download). A história é baseada num conto de Natal. Podemos também passar algumas cenas do filme da Barbie
Ainda falando de Ana botafogo, vale lembrar que em 2000 ela desfilou pela União da Ilha num carro alegórico, o que nos dá uma deixa para falar sobre escolas de Samba e a arte do carnaval. Podemos aproveitar para um momento de descontração, com Samba, Axé, funk e tantos outros ritmos que a molecada adooora!
E para o Teatro, podemos voltar a Vinicius de Moraes, juntamente com Ana, no Musical A Arca de Noé. E aí podemos usar de nossa criatividade e encenarmos um musical criado pelos alunos, de acordo com sua vivência.
Acho que dá para mais de um mês de trabalho. Ufa!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Ola, gostei muito e vou adquirir. um abraço tania.

Cátia Barbosa disse...

Oi, Tânia!!
O trabalho "Arte Fácil" é muito bom. Auxilia muito no planejamento das aulas. você vai gostar. E aproveite: A promoção vai durar pouco tempo.
bj

Rosangela disse...

Oi Catia ! Como devo mandar meu endereço pra vc enviar um livro pra mim?Não achei nenhum contato pra entrar em contato com vc!Vc me ajuda,rsrs ??

Anônimo disse...

Oi Catia ,por favor me envie um ..o deposito ta feito ,ok!Valeu

Cátia Barbosa disse...

Anônimo querido!!!
Me envie seu email, ok??
E obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá ,bom dia ! Meu nome é Rosângela e meu email antonelliro@yahoo.com.br,parabéns pelo seu trabalho e estou aguardando seu livro ,ok !Abraços