arte

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Além da Arte, tenho uma outra grande paixão, talvez até maior que a primeira: a Libras.
Tenho lutado para a inclusão dos surdos em minha cidade, e uma das formas que eu encontrei, foi divulgar sua língua. Acredito que seja o melhor meio de fazer com que eles não se sintam tão isolados do mundo. Imaginem se todo mundo souber, pelo menos, cumprimentá-los, falar coisas simples, do dia-a-dia...

Acreditem: é tudo o que os surdos querem: se sentir normais, amados, respeitados em sua cultura, identidade e língua.

Por isso, resolvi postar aqui uns videos com os sinais mais básicos. Espero que vocês gostem e, se possível, divulguem pra geral!!
Abraços!!!!

sábado, 2 de outubro de 2010

AULA Nº 23 TOALHINHAS DE RENDA

A renda foi introduzida no Brasil através dos portugueses. Tecidos delicados, cheios de pequenos furos, que formam desenhos. As rendas podem ser confeccionadas de diversas maneiras, inclusive, com papel!


AULA Nº 22 FOLHAS, PÁSSAROS, BORBOLETAS E PEIXINHOS

AULA Nº 22
FOLHAS, PÁSSAROS, BORBOLETAS E PEIXINHOS

AULA Nº 21 PINHEIRINHO

Material necessário: O material é o mesmo empregado nas aulas anteriores. Se o papel for branco, as crianças poderão pintá-lo ou decorá-lo a gosto.
Da mesma forma que os outros, os alunos dobrarão o papel , desenharão e depois cortarão as sobras

AULA Nº 20 VESTINDO OS BONECOS

Material necessário: Papéis de cores variadas. Um bom papel para essa atividade é o japonês.
As crianças vão desenhar e depois recortar as roupinhas para vestir os bonequinhos.

* Aproveite para falar sobre a importância de manter a roupinha limpa, andar calçado e vestido, enfim, mostre a eles o valor da higiene pessoal. Lembre-se: você faz parte do processo educativo dessas crianças. Faça a diferença positiva na vida delas.

AULA Nº 19 BONECOS

AULA Nº 19
BONECOS
Material necessário: Papéis de vários tipos, desde que sejam dobráveis.
As crianças deverão ser orientadas a dobrar em forma de sanfoninha, uma tira de papel (o tamanho é opcional). Depois, aqueles que tiverem mais habilidade, poderão desenhar o bonequinho e recortar. Você poderá ajudá-los, mas encoraje-os a fazerem sozinhos, mesmo que tenham que tentar mais de uma vez.
Aproveite para falar sobre a união. Um bonequinho só não fica tão bonito quanto se estiverem vários juntos. Assim também é a vida: não é bom que estejamos sós. Fale sobre a paz, o amor; deixe que eles contem algumas experiências de vida, envolvendo a família, os amigos. Faça um círculo entre eles e promova um debate sobre a violência. Você irá se surpreender com a sabedoria dessa galerinha.