Material necessário: Jornais e revistas velhos, retalhos de papéis coloridos, cola, cartolina, barbante.
As crianças estão acostumadas a recortar papéis com as mãos. Oriente-as para que produzam arte com essa brincadeira gostosa.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
AULA Nº 15 IMPRESSÃO
Material necessário: Papel sulfite e legumes
Existem nas lojas muitos modelos de carimbos pedagógicos, que já vêm com tinta própria para serem usados. No entanto, há uma maneira muito mais criativa de se produzir belíssimos trabalhos de impressão. Peça às crianças para levarem para a aula alguns legumes, como pimentão, quiabo, chuchu, batata, etc.
O professor deverá cortar esses legumes ao meio, secá-los e entregar às crianças, que irão molhá-los na tinta e depois usa-los como carimbo. As mãos também podem servir de carimbo.
Para recortar, no início, as crianças usarão as mãos, para que adquiram firmeza. Mais tarde é que receberão a tesourinha, mas atenção; Veja se todos estão com tesouras sem ponta, e ainda assim, fique sempre de olho neles!
segunda-feira, 12 de julho de 2010
AULA Nº 14 PINTURA COM PENEIRA
AULA Nº 14
PINTURA COM PENEIRA
Material necessário: Papel sulfite, anilina ou guache (uma só cor), vasilha para preparar a tinta, uma peneirinha, uma escova de dente ou de outro tipo, com as cerdas bem fina e macias, papel sulfite e jornal.
Forre bem a mesa com o jornal e coloque o papel d desenho (sulfite). Prepare a tinta não deve ficar fina nem grossa demais. Segurar a peneira com uma das mãos, e com a outra, segurar a escova e molhá-la na tinta. Esfregar, então, a escova na peneira. Fica lindo Esse trabalho, como tantos outros, pode ser usado para fazer capa s de cadernos, cartões, etc. Uma boa alternativa é, usar o mesmo processo em cima de recortes de flores, animais, para que, ao tirar o recorte, as figuras se destaquem em branco sobre o papel.AULA Nº 13 PANÔS
AULA Nº 13
PANÔS
Material necessário: Pedaços de cortiça, isopor, cartolina, madeira ou tecido.
Todos os trabalhos feitos podem agora ser recapitulados, mas não deixe que eles recortem os anteriores. Deverão guardar sempre em uma pasta para que mais tarde, possam fazer uma exposição. Eles deverão refazer alguns dos que eles se interessaram mais, para que recortem e colem, formando panos. Observe:
segunda-feira, 17 de maio de 2010
AULA Nº 12 TRABALHOS COM PARAFUSOS
AULA Nº 12
TRABALHOS COM PARAFUSOS
Material necessário: Parafusos de vários tamanhos, tinta guache e papel sulfite.
Cada criança ficará com um ou mais parafusos (que no decorrer da aula podem ser compartilhados), molharão na tinta e farão os desenhos no papel.
TRABALHOS COM PARAFUSOS
Material necessário: Parafusos de vários tamanhos, tinta guache e papel sulfite.
Cada criança ficará com um ou mais parafusos (que no decorrer da aula podem ser compartilhados), molharão na tinta e farão os desenhos no papel.
AULA Nº 11 DESENHANDO COM MASSA
AULA Nº 11
DESENHANDO COM MASSA
Material necessário: Farinha de trigo, água, algumas vasilhas (copos descartáveis, por exemplo), cola branca, anilina de várias cores e papel sulfite.
Numa vasilha maior, faça um mingau usando a água, farinha de trigo e um pouco de cola. Depois, divida essa massa nos copos descartáveis, e em cada um, coloque um pouco de anilina de cada cor. As crianças adoram pintar com os dedinhos. Deixe que sintam a maciez da mistura!
DESENHANDO COM MASSA
Material necessário: Farinha de trigo, água, algumas vasilhas (copos descartáveis, por exemplo), cola branca, anilina de várias cores e papel sulfite.
Numa vasilha maior, faça um mingau usando a água, farinha de trigo e um pouco de cola. Depois, divida essa massa nos copos descartáveis, e em cada um, coloque um pouco de anilina de cada cor. As crianças adoram pintar com os dedinhos. Deixe que sintam a maciez da mistura!
AULA Nº 10 COM ESPONJA
AULA Nº 10
COM ESPONJA
Material necessário: Um pedaço de espuma (que pode ser macia, ou mesmo de aço- tipo Bom Bril), anilina, ou guache misturado com água, e papel sulfite.
As crianças molharão a esponja na tinta ou anilina e farão seus desenhos livremente. Não se esqueça que eles devem dar um título à obra, e melhor ainda, se houver tempo para que expliquem para a turma o porquê do título que deram.
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